terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lampreia de Ovos




Para os fios de ovos:


- 1 kg de açúcar

- 60 gemas

- 5 claras



Para os ovos moles:

- 175 g de açúcar

- 12 gemas

- 1 clara



Para a lampreia:

- 250 g de amêndoas

- açúcar para caramelo

- «glace» de açúcar branco



Para decorar:

- 2 passas

- cerejas cristalizadas q.b.

1. Preparam-se 3 dúzias de ovos em fio e 2 dúzias em trouxas, sem as enrolar.


2. Fazem-se os ovos-moles com os ingredientes descritos acima e juntam-se-lhes as amêndoas peladas e finamente raladas. Leva-se ao lume brando para engrossar.

3. Coloca-se uma terça parte dos fios de ovos no prato onde se vai servir, dando-lhes a forma de lampreia. Por cima deita-se o preparado de ovos-moles e amêndoa e cobre-se esta com mais fios de ovos.

4. Colocam-se as «capas» das trouxas sobre o conjunto anterior, sobrepondo-as e moldando-as, de modo a ficar com a forma da lampreia (embora bastante menos comprida). A cabeça deverá ser maior do que a cauda.

5. Faz-se um pouco de caramelo escuro (mas sem queimar, pois amarga) e deita-se sobre parte do corpo da lampreia e, depois, com o glacê de açúcar branco desenham-se os olhos, a boca e escamas na ponta da cauda.

6. Colocam-se as passas e a cereja cristalizada de forma a desenhar os olhos e a boca da lampreia. Contorna-se toda a lampreia com fios de ovos e em cima mais algumas cerejas cristalizadas.

Dica: O açúcar, caramelo e o glacê só se aplicam no dia em que a lampreia será comida, pois em contacto com a calda das trouxas, têm tendência para derreter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin