sábado, 5 de setembro de 2009

Charlotte de Frutos Silvestres

Ingredientes:

+/- 200 g de Ladyfingers (Biscoitos de Champanhe)

1 + ½ chávena de amoras silvestres



Mousse de Amora:

50 ml de puré de amora *

4 colheres de sopa de açúcar **

1/2 colher de sopa de sumo de limão

1 colher de sopa de água

4 folhas de gelatina incolor

150 ml de natas



Mousse de Framboesa:

100 ml de puré de framboesa *

7 colheres de sopa de açúcar **

1 colher de sopa de sumo de limão

2 colher de sopa de água

7 folhas de gelatina incolor

250 ml de natas



Preparação:

Colocar um aro metálico de semifrio sobre o prato de servir (convém que seja completamente raso). Cortar os biscoitos (apenas de um dos lados..) de modo a que fiquem com a mesma altura que o aro, forrar as paredes e posteriormente o fundo com eles.

(Posteriormente, repeti a receita e humedeci os palitos colocados no fundo com um pouco de leite aromatizado com açucar baunilhado, para não ficarem tão rijos... Pode também humedecer os palitos da parte lateral)

Mousse de amora:

Colocar de molho as folhas de gelatina em água fria. Num tacho, juntar o puré de amora, o sumo de limão, a água e o açúcar. Levar a ferver, até que o açúcar dissolva. Retirar do lume, juntar as folhas de gelatina (previamente escorridas), mexer bem até a gelatina ficar completamente dissolvida. Deixar arrefecer.

Bater as natas bem firmes. Adicionar as natas ao preparado das amoras e envolver suavemente até obter um preparado uniforme. Deitar o preparado no aro do semifrio e levar ao frigorífico até solidificar. (Se não conseguiu bater as natas bem firmes, antes de as deitar no aro do semifrio, leve o preparado das natas ao frigorifico a prender um pouco...)
Colocar metade das amoras por cima da mousse.

Mousse de framboesas:

Colocar de molho as folhas de gelatina em água fria. Num tacho, juntar o puré de framboesa, o sumo de limão, a água e o açúcar. Levar a ferver, até que o açúcar dissolva. Retirar do lume, juntar as folhas de gelatina (previamente escorridas), mexer bem até a gelatina ficar completamente dissolvida. Deixar arrefecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin