quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bolo-Gelado de Baunilha e Banana

Ingredientes:


Base:

35g de farinha

30g colheres de sopa de farinha maisena

2 ovos grandes

½ colher de café de essência de baunilha

½ colher de chá de fermento

70g de açúcar

1 pitadinha de sal

1l de gelado de baunilha (ligeiramente amolecido)

1 banana

3 colheres de sopa de whisky

2 colheres de sopa de passas de uva.

Chocolate em pó

Preparação:

Base:

Pré-aquecer o forno a 180 º. Untar papel vegetal com manteiga e forrar uma forma rectangular (24cm por 12cm).

Peneirar a farinha, a maisena e o fermento. Reservar.

Bater as gemas, com a baunilha e com do metade do açúcar, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.

Bater as claras em castelo com o sal, adicionar gradualmente o restante açúcar e bater até as claras estarem firmes e brilhantes. Com uma vara de arames, envolver suavemente as claras, na mistura das gemas. Adicionar farinha á massa (por 3 vezes), envolver apenas até a farinha estar misturada.

Colocar a massa na forma até ter 1,5 cm de altura, alisar a superfície da massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Deixar arrefecer e desenformar.

Gelado:

Deixar as passas de uva a macerar no whisky durante 20 minutos. Forrar a forma com papel vegetal (deixar pontas grandes, para depois ser mais fácil desenformar...) colocar o bolo de baunilha no fundo.

Numa tigela grande, misturar bem as passas de uva e o whisky com o gelado de baunilha. Cortar a banana em rodelas fininhas ( +/- 0.5 cm de espessura).

Colocar um pouco do gelado sobre o bolo, dispor as rodelas de banana em cima de modo a cobrir toda a superfície, tapar com o restante gelado. Bater na forma, para soltar as bolhas de ar. Levar ao congelador pelo menos durante 8 horas para solidificar.

Quando estiver sólido, usar as pontas do papel vegetal, para levantar o bolo da forma. Retirar o papel vegetal, colocar num prato e polvilhar generosamente com chocolate em pó. Cortar ás fatias (esperar uns minutinhos antes de servir, se for capaz de resistir!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin